Bem Vindo ao Blog do Seminário do Propedêutico da Arquidiocese de Mariana/MG, Por aqui, você caro internauta pode acompanhar os acontecimentos e noticias do nosso Seminário.

Seja muito Bem Vindo e Volte Sempre!

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Testemunho Missionário: Seminarista João Luiz

“Partir em missão é sair de si e se entregar aos projetos de Deus”


 Foi com muita alegria e fé que parti em missão no dia 05 de julho para o município de Itapecuru Mirim, especificamente na região de Entroncamento, no estado do Maranhão, fiquei na região por 20 dias realizando diversas atividades. Essas missões acontecem todos os anos, por iniciativa das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus, que tem sua sede na cidade de Rio Pomba.

Ao chegar na casa das Irmãs no Entroncamento tivemos uma formação sobre a região que iríamos trabalhar. Na primeira semana fui enviado juntamente com mais duas missionárias para o povoado de Colombo, lá fizemos  visitas as famílias,tivemos  encontros com as crianças e com a juventude, celebrações, encontros de formação, entre outras atividades. Uma realidade difícil, principalmente por causa dos inúmeros casos de drogas e prostituição na região, devido a BR 135 que corta o povoado. Na segunda semana fui enviado novamente com uma outra missionária para 3 novos povoados, estes com uma realidade mais rural e sofrida. O que pude perceber  nos povoados é uma carência muito grande de recursos  sociais no que se diz respeito  a moradia e  alimentação, muitas casas ainda são feitas  de barro e folhas de coqueiro. Mas o interessante é perceber que mesmo com tanta luta e dificuldades, mesmo tendo missa 3 vezes ao ano, eles tem um bem precioso que é a fé em Deus e nos santos de devoção.

Para mim foi uma graça de Deus poder conviver com o povo maranhense, comer o que eles comem,beber o que eles bebem , ver de perto o que eles passam no dia-a-dia, conhecer a cultura, isto sim é missão!

Sai de Piranga no dia 05 com muita alegria sem saber o que iria acontecer na missão e tive a grande recompensa de Deus de voltar 20 dias depois com uma grande bagagem, não de bens materiais, mais de bens espirituais.

Agradeço primeiramente a Deus por ter me concedido esta bonita experiência missionária,  a minha família que apoiou minha iniciativa de renunciar as férias por um bem maior, e agradeço também ao Seminário de Mariana nas pessoas do Pe.Luiz da Paixão , diretor do Propedêutico e ao Pe.Lauro nosso reitor, pelo apoio e oração e de modo especial a Congregação das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus pelo convite e incentivo.

“Senhor Jesus inspirai em mim um ideal missionário, para que eu possa viver,  testemunhar e anunciar corajosamente a tua palavra. Aceita senhor Jesus minha boca para rezar, minhas mãos para te servir, meus bens para partilhar, minha vida para te louvar. Senhor fazei-me instrumentos de vossa paz.”























Seminarista: João Luiz da Silva

Nenhum comentário: