Bem Vindo ao Blog do Seminário do Propedêutico da Arquidiocese de Mariana/MG, Por aqui, você caro internauta pode acompanhar os acontecimentos e noticias do nosso Seminário.

Seja muito Bem Vindo e Volte Sempre!

Testemunho vocacional

Aquele que vos chamou é Fiel

“Vocação  é sem medo deixar tudo e seguir os projetos de Jesus Cristo”
       
     Minha maior alegria é saber que Deus me escolheu, nas condições em que eu me encontrava no momento, para fazer parte da família maior: o seminário.
Tudo começou quando ainda morava na comunidade São Geraldo (zona rural de Piranga).  Meus pais, sempre preocupados com a fé da família, levavam-me, juntamente com meus cinco irmãos, todos os domingos, para a “reza” na Capela de São Geraldo, que fica bem distante da nossa casa. Andávamos quase uma hora para chegar até lá. Esse era de fato um dia muito especial para toda a minha família, pois era o momento dedicado para celebrarmos com nossa comunidade.
Quando eu tinha 8 anos de idade, meus pais resolveram que iríamos mudar para a cidade, e assim passei a fazer parte da comunidade de Santa Luzia. Comecei a participar dos grupos de reflexão e da catequese, observando como tudo acontecia: a santa missa, as pastorais, as Semanas Santas, a piedade popular... Nascia em mim o forte desejo de evangelizar.
Todos os anos eu brincava de “Semana Santa”, sendo eu o padre, uma de minhas amigas a Verônica e os outros amigos faziam parte da assembléia para ouvirem os sermões; também celebrava o enterro de todos os animais que eu encontrava mortos. Era muito divertido brincar de ser padre!
Fiz a Primeira Comunhão, crismei e finalmente comecei a dar catequese. Mais tarde passei a coordenar a comunidade, o que foi uma experiência muito rica e frutuosa na minha vida, pois tudo o que vivi me ensinou a ser mais cristão e a entender qual realmente é a necessidade do povo de Deus.
Eu queria ser padre, mas não sabia nem que existia seminário, foi quando em um dia de domingo, ao sair da igreja matriz, onde participei da missa, vi no mural um panfleto que dizia: “Fiz minha escolha: Ser Padre diocesano”. Fiquei semanas rezando e imaginando o que seria ser padre, pois cada dia que passava sentia mais forte o chamado de Deus para evangelizar.
Então, fiz meu primeiro contato com meu pároco, Pe.João Batista, e mais tarde com o Diácono André. Depois de dois anos fui fazer os Encontros Vocacionais e a Semana Vocacional em Mariana. Fui aprovado e morei dois anos na Comunidade Vocacional Nossa Senhora da Assunção em Barbacena e participei do GOV (Grupo de Orientação Vocacional). Essas experiências foram para mim um momento de conhecer mais a pessoa de Jesus Cristo e de perceber o que Ele queria de mim.
Neste ano de 2012 estou vivendo a etapa do Propedêutico, que é o ano que visa uma introdução do vocacionado à vida seminarística e sobretudo a dimensão espiritual e comunitária, na certeza de dar mais uma resposta ao chamado de Deus em minha vida.
Agradeço em primeiro lugar a Deus pelo chamado; à minha família, pelo apoio constante; e ao Seminário Arquidiocesano de Mariana, que está me dando a oportunidade de discernir minha vocação.
Seminarista João Luiz

3 comentários:

Rosemar disse...

Realmente, João, o Senhor Jesus vai acompanhando e guiando os passos daqueles que Ele escolhe e chama. Que o nosso bom Mestre continue confirmando seu chamado!Saudações!

Adriano disse...

tscuAlegro muito com esse belíssimo testemunho. João vai em frente! Como sempre digo a Igreja precisa de vc! Não que ela esteja perdida... kkkkkkkkk. Rezo muito por vc e torço muito para a sua realização. Seja muito feliz! Faça o processo acontecer na sua vida, estando aberto a cima de tudo a vontade de Deus. Percebo em vc um grande homem que tem muito a contribuir a Igreja sendo padre ou não. Vc tem uma coisa que encanta muito que é o senso de humanidade. Parabéns pelo sim generoso que vem dando! Coragem! Forte abraço do Adriano.

Anônimo disse...

João luiz o seu testemunho de vida vocacional é muito rico. Continue seguindo a jesus cristo não tenhas medo do caminho confie nele que ele tudo fará.