Bem Vindo ao Blog do Seminário do Propedêutico da Arquidiocese de Mariana/MG, Por aqui, você caro internauta pode acompanhar os acontecimentos e noticias do nosso Seminário.

Seja muito Bem Vindo e Volte Sempre!

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A VIDA E MINISTÉRIO DO PRESBÍTERO


   Por Seminarista Tiago Henrique das Dores

    A Igreja Católica, especialmente da América Latina e do Caribe, vive momentos importantes à luz da Conferência de Aparecida. Dentre os vários temas debatidos, têm um destaque especial a identidade e a missão dos presbíteros, como discípulos e missionários de Jesus, Bom Pastor.
    Em primeira instância, a missão do presbítero é assemelhar-se e configurar-se à imagem do Cristo, Bom Pastor, aquele que dá a vida por suas ovelhas. Também é sua  missão estar próximo do seu povo e servi-lo, particularmente aqueles que sofrem. A paróquia na qual o sacerdote estará inserido e convocado a exercer o seu ministério como pastor deve ser uma comunidade missionária, centrada na palavra e na eucaristia.
   O documento de Aparecida chama a atenção para que os padres de uma paróquia, pároco ou vigário, sejam verdadeiros animadores de comunidade. Juntamente com os leigos, eles devem ter o ardor missionário, o desejo de anunciar e levar Cristo aos afastados, e, é claro, devem administrar bem a parte econômica da freguesia local.
   Portanto, à luz dos 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II, os presbíteros, movidos pela caridade pastoral, devem estar abertos àquilo que a Santa Igreja lhes oferece. Eis, portanto, a missão do presbítero nos dias atuais, conforme lemos na Carta aos Hebreus: “Todo sacerdote é tomado dentre os homens e colocado para intervir a favor dos homens em tudo o que se refere ao serviço de Deus"(Hb 5,1).
  E como estamos no mês vocacional - período em que a Igreja nos pede para rezarmos e pedirmos ao dono da messe vocações santas e fecundas - rezemos por todos aqueles que, de alguma forma, exercem o ministério de Pastor. Oremos também por aqueles que se dedicam a espalhar a palavra de Deus, pedindo a Ele que envie santos operários para trabalhar em sua vinha.

Nenhum comentário: